Cães, Saúde e Bem Estar

Limpando a casa com produtos naturais e anti-pragas

Quando você encontra 1 pulga no seu pet, pode ter certeza que algumas outras surgirão em breve!

Existem quatro fases do ciclo de vida da pulga: ovo, larva, pupa e adulta.

Resultado de imagem para fases da pulga
Foto Reprodução

O OVO representa aproximadamente um terço da população da pulga. A pulga fêmea adulta coloca até 40 ovos por dia. Os ovos são colocados no animal de onde caem no meio ambiente. Os ovos incubam melhor em humidade elevada e nas temperaturas de 20 a 27 graus.

As LARVAS representam 57% da população de pulgas. As larvas são como as lagartas pequenas que rastejam em torno das pulgas que estão geralmente em sua vizinhança.

As PUPAS representam somente 8%. Este estágio de pupa é muito difícil de eliminar. O casulo é pegajoso e escolhe prontamente a poeira e a sujeira. Dentro do casulo as pupas estão transformando-se na pulga adulta com que nós estamos familiarizados.

A PULGA ADULTA não emerge automaticamente de seu casulo. Pode manter-se no casulo até que detecte um hospedeiro próximo. As crisálidas maduras podem detectar as vibrações de um hospedeiro detectando o dióxido de carbono, e certos padrões do som e da luz. Na ocasião adequada ele emerge do casulo, com fome e ansioso para encontrar um hospedeiro. Uma vez que encontra um hospedeiro, nunca sairá do mesmo por sua vontade e se separados, morrerá somente em algumas semanas sem uma refeição do sangue. A pulga fêmea começa a produzir ovos dentro de 24-48 horas de sua primeira refeição do sangue e colocará ovos continuamente até que morra. A extensão de vida média da pulga do adulto é 4-6 semanas.

As pulgas se multiplicam muito rápido! Em aproximadamente dois meses (seu tempo de vida médio), uma única pulga adulta pode gerar mais de 2000 ovos! Uma única pulga pode picar mais de 400 vezes o cachorro em apenas 1 dia.

A infestação de pulgas pode ocorrer por diversos fatores que favorecem o desenvolvimento desses insetos, principalmente:

  • Contato com animais infectados;
  • Acúmulo de poeira;
  • Falta de limpeza em cantos da casa ou frestas no assoalho;
  • Imóveis fechados por muito tempo.

Por isso, limpar a casa é fundamental! No nosso caso, nós moramos em casa com jardim e quintal. A frequência de cães que passam em frente de casa é muito alta mas, eu uso Neem no jardim regradamente a cada 7 dias!

Toda vez que usamos a máquina de lavar, eu guardo a água com o sabão para lavar o quintal. Não tenho medo de causar alergia nas meninas pois eu uso um produto natural e biodegradável!

A água do enxague eu uso para enxaguar com o Neem! Misturo 40 ml (2 tampinhas do Repel Neem Concentrado de 1 litro) a cada 1 litro de água e jogo no chão.

Imagem relacionada
Foto: WilleeCole / via Shutterstock

Puxo a água com o rodo e deixo secar naturalmente. Também já experimentei o novo MultiUso Neem, com um cheiro muito mais agradável e com rendimento excelente pois tem 450 ml e rende até 30 litros.

No jardim, eu uso a mesma proporção do Repel Neem Concentrado e deixo no pulverizador e jogo em todo o jardim.
Aproveito e passo na casa das meninas (que é de madeira), dentro e fora da casinha! Neste caso, o MultiUso Neem não pode ser usado, pois sua indicação é para limpar a casa e não tem indicação para jardinagem, ok?!

Quando eu lavo a roupa de cama delas, uso o sabão e já acrescento o Neem na lavagem, que ajuda a tirar o odor, é bactericida e elimina os ovos das pulgas!

Como elas são mimadas e entram em casa, eu limpo o chão de casa também. Eu varro e passo aspirador e finalizo passando pano com o Repel Neem Concentrado diluído na mesma proporção e na outra semana, revezo com o MultiUso Neem. Sim, eu revezo os produtos pois acredito que as diferentes formulações tenham ações levemente diferentes! O Repel Neem Concentrado é extremamente alcóolico, ou seja, age realmente como um bactericida, por exemplo! No caso do Multiuso Neem, tem outros óleos que ajudam a repelir os insetos, além de deixar a casa com um cheiro maravilhoso!

Agora, começam os pensamentos:

  • Mas você tem uma pessoa que faz isso para você: não, adoraria! Mas eu faço por elas com todo amor.
  • Mas, o chão da sua casa deve ser todo de azulejo, fácil de limpar: não! É de pedra, favorável para proliferação de pulgas e desfavorável para limpar toda semana!
  • Mas, o chão da sua sala deve ser de porcelanato: não, de madeira! E eu limpo com Neem e nunca tive problemas!
  • Mas, você deve levar 5 minutos para fazer isso: não, levo exatos 75 minutos do meu sábado para fazer isso!
  • Mas, gasta muito Neem para fazer isso: SIM. Gasto cerca de 6 litros de Repel Neem Concentrado (mas minha casa é grande e as meninas usam cerca de 3 edredons grandes por semana) por mês mas em 4 anos nunca tiveram reação alérgica nas patas, nem tenho que tirar elas do local onde estou limpando e muito menos temos pulgas dentro de casa! Ainda não tenho referência sobre o rendimento do MultiUso Neem durante o mês pois o produto chegou na Zen e no mercado há pouco tempo e ainda estou no meu primeiro frasco!
  • Mas, você deve ter muito dinheiro para isso: não! Eu uso água de reuso e a Zen Animal dá o frete grátis para compras acima de determinado valor (veja as regrinhas no site). Se eu sei o quanto uso, eu me programo e faço uma compra única.

Na minha humilde opinião, ter cachorro é ter um ser que sabe amar incondicionalmente e o mínimo que eu faço é dar qualidade de vida!

Faço isso TODA SEMANA.

Sim, dá trabalho e, principalmente no frio, tenho preguiça, mas eu escolhi ter cachorras. Se não fosse para dar trabalho, eu comprava pelúcias (rs)!

Até o próximo post!

Deixe uma resposta