Doença do Carrapato! Ela pode matar


O carrapato é o causador de um problema muito maior que sua simples presença no animal, ele é um inimigo que carrega consigo vários problemas, dentre eles, a doença do carrapato.


Quando encontramos um carrapato no animal, devemos ficar atentos tanto no ambiente quanto no animal.

O carrapato percorre uma longa jornada e pode até escalar as paredes, por isso, ele pode estar vindo de uma casa vizinha e isso torna-se um problema ainda mais complicado e o cuidado deverá ser redobrado.

A fêmea do carrapato necessita de muito sangue para uma boa maturação dos seus ovos e ela é capaz de colocar cerca de 3.000 a 5.000 ovos e seu lugar preferido de é em um local alto e escondidinho, como batentes de portas e janelas.

Além do problema de infestação, das coceiras, alergias e dermatites, o carrapato pode causar um transtorno ainda maior, as famosas doenças do carrapato.

Tanto a erliquiose quanto a babesiose são transmitidas pela picada do carrapato.

Dependendo do agravamento dos sintomas e de cruzamentos de dados de um simples exame de sangue, é possível detectar as doenças do carrapato. Mas, existem casos do “falso-negativo”, quando o animal acaba mascarando o parasito e, neste caso, o animal pode ficar assintomático por até 3 anos!

Um dos exemplos é o exame de sangue chamado PCR, que pode apresentar o falso-negativo. Mas, existem clínicas especializadas que realizam exames mais específicos, que são as titulações.

A erliqiose é uma doença que diminui significativamente o número de plaquetas e eritrócitos e, geralmente, acarretando também em problemas renais.

A babesiose é uma doença que ataca os glóbulos vermelhos do sangue, podendo causar anemias e, dependendo da gravidade, o animal precisará de transfusão de sangue.

Mas, se estas doenças são tão graves e podem até levar à óbito, como prevenir?

Simples: com uma boa alimentação e manutenção do sistema imunológico, adição de alho cru na AN (recomendado apenas para cães), manter a casa sempre limpar com Multiuso Neem Pet, fazer uso de repelente Spray Neem Pet e coleira Erva de Santa Maria, consumir o Suplemento Neem Pet diariamente e homeopatia CarrapatoSigo.

Prevenir a picada e principalmente uma infestação é de suma importância, não exagere no cuidado!

Compartilhar:

Postar um comentário

Copyright © Blog da Zen Animal. Customizado por Consultor Net