O olfato é um dos principais meios de comunicação dos cães
Para eles, é como se um animal se apresentasse ao outro, dizendo sua idade, o que come, se está feliz ou triste e até mesmo como é a sua personalidade.
Por se tratar de uma espécie completamente diferente, os cachorros apresentam comportamentos que, às vezes, podem ser estranhos e até desconfortáveis aos seus tutores. O comportamento canino é repleto de hábitos curiosos e intrigantes. Quem nunca se perguntou por que o cão fica girando em círculos antes de fazer cocô? Ou por que esses animais gostam tanto de rolar na grama (e às vezes até comê-la)?
Mas dentre tantos costumes, um dos mais enigmáticos é por que cachorro cheira o bumbum do outro quando eles se esbarram nos passeios e caminhadas, mesmo que nunca tenham se visto por aí. Contudo, para eles não se trata de um hábito impróprio. Segundo Edgard Gomes, que é médico veterinário formado pela Universidade de Brasília (UnB) e colunista no Blog Zen Animal, quando o cão cheira o bumbum do outro, na verdade, está obtendo informações sobre o outro indivíduo.
“Por conta das glândulas anais que têm na saída do ânus do cachorro, são duas, uma de cada lado, essas glândulas produzem uma secreção que possuem diversos odores diferentes e servem pra comunicação entre os cães. O olfato deles é muito mais desenvolvido que o nosso, então eles conseguem ao cheirar captar informações sobre a saúde do outro cão, o que ele está comendo, se está calmo ou estressado, se é dominante ou submisso, se está amistoso ou não etc”, explica.
Cada cachorro tem o seu próprio cheiro e memória olfativa e afetiva, sendo capaz de lembrar-se de quem já conheceu anteriormente. O olfato canino é extremamente poderoso, e é uma das principais formas que os cachorros têm de se relacionar com o mundo. Eles possuem cerca de 200 milhões de células olfativas, tendo esse sentido até 40 vezes mais apurado do que os humanos, que possuem apenas 5 milhões de células sensoriais. Isso quer dizer que os cachorros conseguem distinguir uma grande quantidade e variedade de odores ao seu redor, e, além disso, também possuem o que chamamos de “memória olfativa”. Ou seja, na prática os cães conseguem armazenar diferentes tipos de cheiro na cabeça, que podem ser resgatados sempre que o animal tiver contato com o odor em questão.
O cachorro pode até não falar, mas ainda assim ele consegue se comunicar de várias outras formas. O latido, por exemplo, é muito mais do que um simples barulho que o cão faz para chamar sua atenção: muitas vezes essa é a forma que o seu amigo encontra de tentar conversar com os humanos e também com outros animais. Seja para expressar que está feliz, carente, triste, assustado ou até mesmo com fome. Outro ponto muito importante é a linguagem corporal canina, que inclui desde o movimento das orelhas até a posição do rabo do cachorro. Mas lembre-se: a análise da postura dos doguinhos sempre deve ser feita em conjunto, e nunca isoladamente. Só assim é possível identificar o que os cães querem dizer.
IMPORTANTE:
Fazer a higinenização do seu pet antes de entrar em casa é de extrema importância, na Zen Animal você encontra produtos naturais para deixar seu pet limpinho e pronto para o seu lar. Conheça cada um deles:
Loção Neem Pet Preserva Mundi:
- Ideal para limpeza do corpo do pet e desinfecção das patas;
- Produto Vegano;
- Livre de agrotóxico em sua produção;
- Livre de parabeno;
- Livre de matérias-primas transgênicas;
- Livre de fragrâncias sintéticas;
- Cheirinho delicioso;
- Pode ser utilizado como um "Antisséptico Natural".
- 98% de ingredientes naturais;
- Limpa sem agredir;
- Hidratação profunda;
- Elimina maus odores;
- Efeito Calmante;
- Reduz a Irritação;
- Sem parabenos;
- Sem petrolatos;
- Sem corantes sintéticos;
- Sem Silicones;
- Sem sulfatos;
- PH Balanceado;
- Pode ser utilizado como um "Banho a seco".
- Limpa;
- Fácil de usar;
- Inibe o mau cheiro;
- 100% natural;
- Pode ser usado como um "banho a seco".
Postar um comentário