Agosto Verde: Proteja-se contra a Leishmaniose!


Agosto Verde Claro é uma campanha de conscientização realizada no mês de agosto com o objetivo de promover a prevenção contra a leishmaniose.

A leishmaniose é uma doença causada pela infecção pelo protozoário do gênero Leishmania. É transmitida através da picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Lutzomyia, conhecidos como flebotomíneos ou birigui. Essa doença é considerada uma zoonose, pois pode afetar tanto humanos quanto animais.

Durante o mês de agosto, diversos órgãos de saúde e organizações promovem ações educativas para conscientizar a população sobre a importância de medidas preventivas contra a leishmaniose. Essas medidas incluem:

  1. Uso de repelentes: Utilizar repelentes especialmente durante os períodos de maior atividade dos flebótomos, como ao amanhecer e ao anoitecer.

  2. Uso de telas de proteção: Manter telas nas janelas e portas para evitar a entrada dos insetos nos ambientes internos.

  3. Uso de roupas adequadas: Utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo, principalmente durante atividades ao ar livre em áreas de risco.

  4. Controle de insetos: Realizar o controle de mosquitos e flebótomos em áreas residenciais, através do uso de inseticidas e medidas de prevenção ambiental, como eliminação de criadouros de insetos.

  5. Proteção aos animais de estimação: Cuidar da saúde dos animais de estimação, mantendo-os em ambientes protegidos, utilizando coleiras naturais e repelentes específicos como, por exemplo, a Coleira Natural ZenCare Erva de Santa Maria e Neem para cães e gatos e o Spray Neem Pet, além de realizar exames periódicos para diagnóstico precoce da doença.

Os sintomas da leishmaniose nos pets incluem lesões cutâneas, que podem variar desde pequenas pápulas até úlceras grandes e de difícil cicatrização. Geralmente, as lesões se desenvolvem no local da picada do mosquito e podem ser acompanhadas por coceira, dor e inflamação.

Em humanos, a leishmaniose pode provocar febre de longa duração, aumento do fígado e baço, perda de peso, fraqueza, redução da força muscular e anemia.

O diagnóstico é realizado por meio de exames laboratoriais, como a análise do material retirado das lesões ou o teste de anticorpos.

Lembrando que não existe comprovação de cura da leishmaniose canina. É uma doença grave, podendo levar até mesmo à morte em casos mais graves. Portanto, a prevenção é fundamental para evitar a sua propagação.

O tratamento da leishmaniose é feito com medicamentos antileishmania, como o antimonial pentavalente e o miltefosina. A duração do tratamento varia de acordo com o tipo de leishmaniose e a resposta individual do paciente.

De acordo com os dados divulgados no site G1.com, em 2022, foram 4.077 casos de Leishmaniose em cachorros e 22 em humanos, conforme dados preliminares.

Atualmente, a única vacina disponível no Brasil para a leishmaniose canina está suspensa. Ela devia ser tomada em 3 doses com intervalo de 21 dias e com um retorço anual.
Especialistas alertam, no entanto, para a necessidade de controlar o mosquito e a transmissão do protozoário - com a higiene dos ambientes e uso de repelentes nos animais.

Fique atento e participe da campanha Agosto Verde, ajudando a disseminar informações e tomar as medidas necessárias para proteger sua saúde e a de sua comunidade.

Lembre-se, a prevenção e um cuidado constante são essenciais para proteger seu animal de estimação contra carrapatos e outros parasitas. Consulte sempre o veterinário de confiança do seu pet para obter orientações adequadas.

‌Na Zen Animal você encontra produtos que vão te ajudar na prevenção da doença: Coleira Zen Care Erva de Santa Maria e Neem, a coleira é indicada para proteção do animalzinho contra pulgas, carrapatos e insetos em cães e gatos.

‌Para garantir a higiene e proteção do ambiente recomendamos o Multiuso Neem Pet para Limpeza Geral. O uso associado desses dois produtos dará mais segurança na proteção do seu pet contra parasitas e doenças.

‌Para o animalzinho que tem a doença, use a Homeopatia Revigorante FortSigo. Aumenta a imunidade do animal como um todo fazendo com que ele consiga se alimentar, dormir bem e esteja com disposição para manifestar o seu comportamento natural, apesar da doença.

Zen Animal Vida longa e saudável para o seu pet!


Compartilhar:

Postar um comentário

Copyright © Blog da Zen Animal. Customizado por Consultor Net