Saiba como prevenir seu pet de picadas do mosquito da dengue

 


Animais domésticos, como cães e gatos, não são hospedeiros efetivos do vírus da dengue e não transmitem a doença diretamente aos humanos. No entanto, eles podem ser picados por mosquitos vetores, como o Aedes aegypti, portadores do vírus. 


Embora a infecção não se manifeste nos animais, sua presença em áreas infestadas por mosquitos pode indicar a possibilidade de transmissão da dengue a humanos.


A prevenção envolve a proteção dos animais contra picadas de mosquitos, com o uso de repelentes específicos para pets e a manutenção de ambientes livres de possíveis criadouros de mosquitos, como água parada em recipientes.


Além disso, a conscientização sobre o papel dos animais como indicadores de áreas de risco ajuda na implementação de medidas de controle eficazes, contribuindo para a proteção da saúde tanto dos pets quanto das pessoas. 


É importante ressaltar que, mesmo não sendo hospedeiros efetivos do vírus da dengue, os animais domésticos podem ser afetados por outras doenças transmitidas por mosquitos, como a dirofilariose, também conhecida como verme do coração. Por isso, a prevenção de picadas deve ser uma preocupação constante para manter a saúde dos pets em dia.


Para implementar medidas de controle eficazes, é fundamental:


  • Eliminar recipientes que acumulem água parada, como vasos de plantas, pneus velhos e garrafas;
  • Manter caixas d'água, piscinas e outros reservatórios de água vedados e limpos;
  • Utilizar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos;
  • Realizar a limpeza regular de ralos e calhas;
  • Evitar o uso indiscriminado de larvicidas, especialmente em áreas acessíveis aos animais de estimação, e buscar orientação veterinária para produtos específicos para proteger os pets contra picadas de mosquitos.


Lembre-se sempre de consultar um médico veterinário para orientações específicas sobre a prevenção de doenças transmitidas por mosquitos em animais domésticos.


No nosso site você pode encontrar a Coleira Natural ZenCare de Erva Santa Maria e Neem para proteger seu pet contra picada de pulgas, carrapatos e mosquitos.


Zen Animal, vida longa e saudável para o seu pet.


Visite nosso site: https://www.zenanimal.com.br/


Siga-nos também nas outras redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/zen_animal/

Facebook: https://www.facebook.com/lojazenanimal/

Blog: https://blog.zenanimal.com.br

Youtube: https://www.youtube.com/@ZenAnimal-petshop

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/15077870/admin/feed/posts

 


Compartilhar:

Postar um comentário

Copyright © Blog da Zen Animal. Customizado por Consultor Net