A Associação Positiva faz parte de uma das estratégias do treino positivo, e nada mais é do que tentar associar algo bom a uma situação que seu animal não goste muito, diminuindo assim o seu desconforto.
Já parou para pensar que fazemos nossos cães passarem por muitas situações que causam medo ou desconforto? Banho por exemplo não é algo natural na vida dos cães, isso é coisa dos humanos. Por isso a grande maioria não gosta de tomar banho. E cortar unha, limpar as orelhas, barulho de fogos, campainha são tantas as situações que podem ser incomodas a eles.
Sabendo disso, porque não fazer algo positivo para tornar esses momentos o menos desagradáveis possível? Que tal um treino com um brinquedo recheável enquanto escuta os barulhos de fogos bem baixinho? Você pode fazer esse treino e ir elevando o volume aos poucos sempre respeitando o nível de tolerância aos ruídos.
E a hora do banho? Porque não colocar um tapete de lamber preso ao box enquanto ensaboa ele? Garanto que será bem menos traumático e ele não irá mais fugir.
Para dar remédios e passar sprays então, é só ver o frasco e já saem correndo né? Também podemos mudar isso. Que tal colocar o comprimido dentro de um petisco macio? Ou dar algo gostoso enquanto aplica o spray? Nada de usar a força, pois assim só associamos que toda vez que você vier com um comprimido algo ruim acontece.
Claro que para aqueles que já tem a fobia instalada, o treino precisa ser mais minucioso e vai requerer a ajuda de um profissional que trabalhe com a metodologia positiva. Para aqueles que tem um medo leve, verá que será bem tranquilo já na primeira tentativa.
Jamais use punições, isso só faz mascarar o problema e não trabalha o sentimento por trás da questão. Na metodologia positiva trabalhamos as emoções do cão fazendo com que ele consiga lidar melhor com a situação.
Gostou? Então vamos aos treinos! Se quiser mais dicas, pode nos seguir no Instagram do @mundobull
Até a próxima.
Postar um comentário