Propriedades Medicinais do Neem




Poucos conhecem as propriedade medicinais do Neem.

Na Índia, esta planta é cultuada milenarmente, sendo considerada como a primeira planta medicinal mencionada  nesta medicina ancestral.


Na Índia e na África milhões de pessoas usam pequenos galhos de Neem como escovas de dente, todos os dias, para prevenir doenças periodônticas. Muitos estudos relatam que o benefício é dado pela prevenção na formação de novas placas bacterianas e pelas propriedades antissépticas do Neem.

O Neem possui uma grande concentração de terpenóides e que são compostos responsáveis pelas ações terapêuticas, com isso estudos veem sendo feitos com extratos das folhas de Neem para demonstrar essa ação hipoglicemiante. Testes já realizados provaram que os extratos de água das folhas de Neem reduziram significativamente o açúcar no sangue e impediram que a adrenalina produzisse hiperglicemia.

O Neem é uma árvore complexa e completa, apresentando diferenças químicas entre suas partes constituintes, onde cada parte tem uma propriedade  específica:


Folhas

Possuem muitos componentes, incluindo proteínas (7,1%), hidratos de carbono (22,9%), minerais, cálcio, fósforo, vitamina C, caroteno e aminoácidos, como o ácido glutâmico, tirosina, alanina, ácido aspártico, glutamina, cistina e também ácidos graxos.

Estudos já realizados mostrara que o extratos alcoólicos das folhas foram eficazes no tratamento de enfermidades cutâneas como eczemas, psoríase, micose, dermatite e lepra em estado inicial.


Flores


Contêm nimbosterol e flavonóides e também produzem material ceroso e ácidos graxos, como beênico (0,7%), araquídico (0,7%), esteárico (8,2%), palmítico (13,6%), oleico (6,5%) e linoleico (8,0%).


Pólen

Contém vários aminoácidos, como o ácido glutâmico, tirosina, arginina, metionina, fenilalanina, isoleucina e ácido aminocapróico.


Casca

Contém taninos – polifenóis que protegem as plantas de ataques de animais herbívoros ou de micro-organismos patogênicos – (12-16%) e não-tanino (8-11%) e também polissacarídeos anti-inflamatório – este é constituído por glicose, frutose e arabinose. O tanino faz um grande bem à saúde e está presente no vinho, por exemplo e isso porque ele reforça as paredes arteriais, prevenindo o entupimento das veias, além de reduzir o colesterol ruim e retardar o envelhecimento celular. O cerne da casca de neem contém cálcio, potássio e sais de ferro.


Madeira

Contém celulose, hemicelulose (14%) e lenhina (14,63%).


Seiva

Contém açúcares livres (glucose, frutose, manose e xilose), aminoácidos (alanina, ácido aminobutírico, arginina, asparagina, ácido aspártico, glicina, norvalina, pralina, etc) e ácidos orgânicos (ácido cítrico, malônico, succínico e fumárico). A seiva do neem também é útil no tratamento de fraqueza e de doenças de pele.


Semente

Possuem elevado teor de lipídios e um grande número de princípios amargos em quantidades consideráveis. O principal elemento descoberto até agora nas sementes de Neem é a azadiractina, que é eficácia no combate a 200 espécies de insetos. É da semente que extraímos o famoso óleo de Neem, tão procurado por seu poder contra pulgas e carrapatos, por exemplo. Mas, as análises químicas do óleo de Neem já demostraram outros poderes terapêuticos em diferentes compostos:

Azadirachtina - já demonstrou enorme poder repelente contra inúmeros insetos.

Neembin - tem poder anti-inflamatório, anti-pirético, anti-histamínico e antifungíco.

Nimbidim - possui atividade analgésica e antipirética eficaz no tratamento de sarna e úlcera gastroduodenal crônica. Além de enorme poder bactericida, viricida e antifúngico.

Neembidol - enorme poder  anti-protozoário.

Sodium Neembinate - poder diurético e anti-reumático.

GeduNeem - ação repelente eficaz contra o mosquito da malárico e antifúngico

SalanNeem - enorme ação repelente

Quercetin - ação antioxidante, anti-inflamatório e poder contra protozoários e bactérias

Neembenine, DesacetylNeembinase, Neembandiol, Neembolide - atuam em infecções por parasitas da pele que são inibidores da coagulação do sangue


O Neem tem se provado ser eficaz contra alguns fungos, bactérias e vírus que afetam o corpo humano

São exemplos de fungos combatidos pelo Neem:

- Trichophyto – pé-de-atleta que infecta a pele e as unhas;

- Epidermophyton – uma micose que infecta o cabelo, a pele e as unhas dos pés;

- Trichosporon – um fungo do canal intestinal;

- Mycrosporum – uma micose que infecta o cabelo, a pele e as unhas;

- Geotrichum – um fungo espumante que causa infecção nos brônquios, pulmões e membranas das mucosas;

- Candida – um fungo que é parte da flora normal da mucosa, mas que pode ficar fora de controle e provocar lesões na boca, na vagina e nos pulmões.


O óleo de Neem tem eliminado várias espécies de bactérias patogênicas:

- Staphylococus aureus – é uma fonte comum de intoxicação alimentar causadora de desarranjos;

- Salmonella typhosa – bactéria muito temida que vive na comida e na água causando  uma variedade de infecções que causam inflamação intestinal.


A atividade viricida do Neem tem alta eficácia, particularmente contra doenças caracterizadas por erupções, friccionando-a na área afetada. O Neem tem constituído um preventivo muito eficiente contra vírus!

A linha Natural Care da Openeem, que faz parte da Preserva Mundi, apresenta Folhas de Neem, Pó de Neem, Extrato Oleoso de Neem e o Óleo Puro de Neem. Mas, lembrando que, NÃO recomendamos receitas ou misturas para uso pessoal ou nos pets sem orientação da marca fabricante ou por um profissional da saúde! O Blog tem mera intenção de fornecer conhecimentos sobre os poderes terapêuticos do Neem.

A linha da Preserva Mundi foi especialmente desenvolvida por químicos e veterinários para extrair o que há de melhor em cada parte da plantas para oferecer um produto de qualidade, seguro e com eficácia para seu Pet!

Se a Preserva Mundi não faz testes em animais, por favor, não faça testes no seu próprio pet!


Até o próximo post!

Fonte: www.neemfoundation.org

Para maiores informações, acesso o Drive e tenha acesso a diversos estudos e artigos científicos: clique aqui.

Compartilhar:

Postar um comentário

Copyright © Blog da Zen Animal. Customizado por Consultor Net