Enriquecimento Ambiental, você sabe o que é?


Conheci o Enriquecimento Ambiental (EA) pela internet, quando o Steve tinha 4 anos desde então acompanho as mudanças positivas na rotina diária dele.

O Enriquecimento Ambiental é a criação de um ambiente criativo e diverso que proporciona desafios similares aos que o cão teria na natureza. Os benefícios são inúmeros para a saúde física e mental do cão, trazendo qualidade de vida diária.

São 5 tipos de EA (enriquecimento ambiental): alimentar, social, sensorial, cognitivo e físico.
Aqui em casa uso muito o alimentar, oferecendo a comida dele sempre de forma criativa, dentro de caixa de ovo, caixa de leite, rolinhos de papel toalha, tapete de lamber, casco, chifres, brinquedos recheáveis e etc. Além de alimentar, ele também pratica o sensorial, físico e cognitivo, quando ofereço a comida dele fora d
o pote tradicional, já que precisa pensar em formas de chegar na comida que tanto deseja, assim como aconteceria na natureza, ele teria que caçar sua comida, por isso o enriquecimento é muito importante para manter os instintos naturais dos cães. Os passeios diários, em contato com muitas texturas e cheiros também é um ótimo enriquecimento ambiental. Adestradores e veterinários indicam a prática do EA diário e comprovam seus benefícios.

Atenção, atividades de enriquecimento devem ser supervisionadas no início, entenda como seu cão se comporta antes de deixar ele sozinho com um recheável, por exemplo. Se necessário, procure um adestrador experiente para te ajudar! Enriquecimento ambiental usado de forma incorreta pode trazer problemas comportamentais e físicos por isso, pesquise e estude sobre o tema antes de iniciar a prática com seu cão.

Agora é a vez do Steve mostrar o Comedouro Interativo Labirinto da Pet Games dele. Eu gosto bastante desse brinquedo porque ajuda na mastigação e digestão do Steve.




Na Zen Animal você encontra uma grande variedade de brinquedos, mordedores e comedouros como Enriquecimento Ambiental para o pet. O Steve Jobs indica!








Compartilhar:

Postar um comentário

Copyright © Blog da Zen Animal. Customizado por Consultor Net