São muitos os malefícios causados pela obesidade felina







O que é a obesidade felina, como preveni-la de forma saudável e divertida.

A obesidade caracteriza-se pelo excesso de gordura corporal capaz de comprometer o bem-estar e a qualidade de vida do animal. Estima-se que o sobrepeso acometa entre 25% e 30% da população dos gatos, número que tem preocupado os especialistas.

A obesidade felina pode reduzir a longevidade do bichano em aproximadamente 2 anos por desencadear doenças, tais como:

Respiratórias – Alguns problemas respiratórios em gatos podem gerar dificuldade para respirar, roncos, secreções oculares e nasais, falta de apetite, tosse e espirros (com ou sem secreção);

Osteomusculares – O gatinho pode sentir sobrecarga articular, dificuldade para locomoção.

Insuficiência renal – O excesso de lipídios eleva os níveis de moléculas de açúcar que podem lesionar os rins dependendo de sua quantidade. Excesso de proteínas na alimentação: por ser uma substância pesada, ela também sobrecarrega os rins.

Diabetes – Muitas vezes o desenvolvimento da diabetes está relacionado à obesidade felina e, em alguns casos, é possível curar a doença com o emagrecimento. Contudo, em parte dos pacientes será preciso realizar a aplicação de insulina diariamente.

Pancreatite - Quando há uma ativação inapropriada das enzimas digestivas ainda dentro do tecido pancreático. 

Colangite – Os gatos apresentam predominantemente doenças do trato biliar em contraste com os cães, cujas doenças hepáticas, como as hepatites, são mais frequentes.

Distúrbios hepáticos e de vesícula biliar – A doença hepática resulta em inflamação, conhecida como hepatite. Se não tratada, poderá levar à perda de função já que as células do fígado saudável são substituídas por cicatrizes.

Como são naturalmente mais preguiçosos, os gatos passam boa parte do dia deitados, e falta de exercício acaba deixando o bichano mais gordinho. Mas não é só isso não! A ingestão elevada de calorias, castração e Hipotireoidismo também podem ser razões para o animal estar em sobrepeso.


Como prevenir a obesidade felina?

Controle a alimentação do seu gato:

  • Dê o alimento somente nos horários definidos e sem ultrapassar a quantidade indicada para seu felino.
  • Devem ser refeições balanceadas, ricas em vitaminas e proteínas. Sempre recomendamos a alimentação natural, mas antes de introduzi-la na rotina do animal, o tutor deve procurar um nutricionista veterinário para a adoção de um dieta adequada às necessidades do pet.
  • A combinação da alimentação adequada, com eventuais petiscos administrados com moderação , torna tudo mais prazeroso e saudável.

Mantenha as consultas com o veterinário sempre em dia, mesmo que seu felino não apresente características próprias do sobrepeso, a avaliação de um especialista é sempre necessária.

Implemente atividade física com brincadeiras. Isso é ainda mais importante para animais que são criados em apartamentos e têm pouco espaço para se mover. Caminhadas são muito benéficas para seu bichano. Por mais que seja comum passeios com cachorros, os gatos também podem ser treinados para passear. Há guias especialmente desenvolvidas para felinos que permitem que eles saiam para passear em completa segurança.

Muitos gatos acabam se acomodando a uma rotina sedentária! Outra ótima forma de tirá-los do tédio é enriquecer o ambiente onde estão com brinquedos. Assim, eles terão uma vida com bastante atividades no ambiente, brincadeiras com o tutor, outros pets ou com eles mesmos.

Nós adoramos uma barriguinha fofa de gatinhos! Aqui na Zen Animal temos 4 ronrons: Cajú, Cacau, Açaí e Castanha. Estamos sempre atentas se esses “buchinhos fofos” estão em forma e com saúde.


Mas ó, a gente coloca esses 4 para se exercitarem diariamente. Querem saber como?

Com enriquecimento ambiental! Alternativas saudáveis e divertidas que deixam os gatíneos longe da obesidade felina e, com as brincadeiras, mais perto de você.

Lagartixas de brinquedos – Petgames. Porta-petiscos colorido e divertido que proporciona bem-estar físico, mental e emocional, estimulando o instinto de caça do seu felino. Porque gatos felizes procuram e caçam seu alimento! Veja o vídeo!

Brinquedos Ecocaça em forma de cobra, rato ou peixe – Petgames. Animais em papelão articulado com cordão elástico + ventosa + catnip. Vai proporcionar bem-estar físico e mental, atiçando no gatinho o instinto de caça.

Comedouro-brinquedo PetBall – Petgames. Bola que proporciona movimentos com a boca, o focinho e as patas a fim do pet descobrir e comer os grãos de ração ou petiscos que caem de dentro dela.

Cat Laser – Petgames. Lanterna criada para você brincar com seu gatinho, permitindo a vocês um momento de afeto e diversão, além de proporcionar a ele um bem-estar físico e mental atiçando o instinto de caça

Brinquedo Paper Balls – Petgames. Bolinhas de papel couché criadas especialmente para o seu gatinho brincar proporcionando a ele um bem-estar físico e mental atiçando o instinto de caça.


Como tratar a obesidade felina?

O tratamento da obesidade em felinos não é simples, pois envolve um conjunto de aspectos comportamentais e fisiológicos específicos da espécie que exige conhecimento e comprometimento do clínico veterinário e do tutor. Por essas razões esse caminho torna-se difícil, longo e com altas taxas de desistência. No entanto a prevenção é mais prática, mais barato e recomendável. Não é à toa o ditado: “o melhor tratamento é sempre a prevenção.”

O médico-veterinário deve realizar o tratamento por meio de prescrição nutricional, acompanhamento clínico a cada 21 ou 30 dias até o atingimento do peso meta e visitas igualmente frequentes a fim de controlar o peso pós-emagrecimento.

Porém, nem sempre é possível o acompanhamento assíduo do paciente e, muitas vezes, o tutor não segue a prescrição nutricional à risca. Para o melhor resultado do tratamento do sobrepeso e obesidade em gatos é indispensável o uso de alimentos e atividades físicas (como os citados acima) que auxiliem na perda de peso e, consequente, atingimento do peso saudável.


Por: Camila Tassara. Amante de gatos e mamain da Cacau, uma gatinha deficiente visual muito fofa. Ativista na causa contra maus tratos e abandono dos animais. Comerciante de peças e serviços para bicicletas. Seu propósito é um mundo mais saudável e zen. Ela acredita que por meio da mobilidade urbana e do amor ao próximo e com os animais, esse seja o caminho para alcançar seu sonho. “Deus nunca me abandona.”











Compartilhar:

Postar um comentário

Copyright © Blog da Zen Animal. Customizado por Consultor Net